"O eu é o mesmo que memórias, pensamentos, conceitos, emoções e atitudes. Reunindo todos esses fatores, obtém-se um eu. E se retirarmos tudo isso - no Budismo, o fazemos como exercício - se nos dissociarmos completamente de nosso corpo, de nossas memórias, pensamentos, emoções, atitudes, antecedentes e experiências, o que permanece? Nada. Somos algo ou alguém precisamente porque temos essas coisas. Elas formam um agregado. Sem elas, não somos nada. Isso é o vazio."

A essência do budismo - p. 215
"O fato de você estar onde está neste momento é resultado de todas as condições que o criaram e sustentaram, e lhe permitiram estar exatamente onde você está agora. Na verdade, há momentos em que fica absolutamente claro que toda a história da Terra, provavelmente toda a história do cosmo, precisava ser exatamente como foi para que você estivesse exatamente onde está agora."

Não faça nada, só fique sentado. p-115
"Sempre que o apego e a rejeição estão ausentes da mente, você experimenta a liberdade."

Não faça nada, só fique sentado - p.115
"A consciência plena, a prática para ver claramente, significa despertar para a felicidade do momento descomplicado. Nós complicamos os momentos. Quase nada acontece sem que a mente elabore profusamente o ocorrido. É  a elaboração que torna a vida mais difícil do que ela precisa ser.

Consciência plena: a percepção tranquila, sem apego e sem aversão, da experiência presente."

Não faça nada, só fique sentado. p. 13,18
"Iluminação significa "sabedoria perfeita e insuperada", aquela que pode perceber a natureza autêntica de todos os múltiplos fenômenos da existência.

Apreensão intuitiva da essência da vida."

O Buda vivo - p. 72, 78
"Enquanto possui pensamentos ou idéias, a pessoa continua a mover-se no reino da conceitualização. A verdadeira iluminação, porém, tem, de alguma forma, que libertar-se do envoltório da conceitualização e captar a essência da própria vida."

O Buda vivo - p. 54
"A filosofia budista não nega a existência de um ser, ou de um indivíduo, que é um fluxo ininterrupto ou fenômeno de continuidade mental e física condicionado pelo carma. Não há substância invariável; não há nada por trás da corrente que possa ser considerado um ser permanente, uma individualidade; nada que possa ser realmente chamado EU. Porém, quando os cinco agregados (matéria, sensações, percepções, formações mentais e consciência), que são interdependentes, trabalham associados psicofisicamente, formamos a idéia de um EU. É uma noção falsa, uma formação mental; é uma ilusão."

Budismo: psicologia do autoconhecimento - p. 156
"Há duas idéias psicologicamente enraizadas no indivíduo: a autoproteção e a autopreservação. Como autoproteção, o homem criou a imagem de um deus pessoal do qual ele depende como uma criança de seus pais, para sua própria proteção, salvaguarda e segurança. Quanto à autopreservação, o homem concebeu a idéia de uma alma imortal, permanente, que viverá eternamente. Perdido entre o temor e o desejo, o homem necessita dessas duas coisas para se assegurar e confortar.

A vida é um momento entre o passado e o futuro; é apenas um fenômeno, ou melhor, uma sucessão de fenômenos produzidos pela lei de causa e efeito, ou carma. Cada um de nós é meramente uma combinação de características materiais e mentais; todo ser, ou coisa, é um aglomerado, um composto, em suma, um ajuntamento de coisas que permanecem separadas enquanto persiste no samsara ou roda da existência continuada, causada pelos desejos insaciáveis do homem, na sua sede de satisfação egoísta.

O supremo objetivo do Budismo está no oposto desta vida egocêntrica, está na vida una com o todo. O absoluto é uno, não pode haver um segundo ser para se unir a ele. O Budismo esclarece que, na iluminação, nada une a criatura ao criador; a iluminação surge quando, pela sabedoria, a idéia de um ego, essa ilusão de um eu, cai completamente por terra. O indivíduo vê a realidade e então, nesse momento, o absoluto, o eterno, a iluminação, o nome que se queira dar não importa, vem à existência neste indivíduo."

Budismo: psicologia do autoconhecimento - p. 156-157
"A verdadeira natureza da mente é incondicionada."

Budismo: psicologia do autoconhecimento - p. 218
"A espiritualidade é apenas a consciência da unidade com o todo."

Budismo: psicologia do autoconhecimento - p. 216